Homenagem

DOM BOSCO: O GRANDE EDUCADOR E A PEDAGOGIA DO AMOR

 

É um dos Santos mais populares da Igreja e do Mundo. Foi sua missão específica a educação cristã da juventude, num tempo em que está porção da sociedade humana começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos. Para o desempenho cabal da sua missão salvadora, jamais o Céu lhe faltou com extraordinários dotes humanos e sobrenaturais. Dom Bosco nasceu em Becchi, no Piemonte, Itália, a 16 de agosto de 1815.

 Era    filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, viveu a sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades.

Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe que era analfabeta mas rica de sabedoria cristã com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens. Queria vivamente ser sacerdote. Dizia: “Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.
                    Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dom-bosco/dom-bosco-2.php#ixzz1waOWUgKD

ALGUMAS FRASES DE DOM BOSCO

Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito.
"Dom Bosco"
 
Ganhai o coração dos jovens por meio do amor, A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos.
"Dom Bosco" 
 
Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão...
"Dom Bosco"
 
Aquilo que somos é presente de Deus, o que nos tornaremos, é o nosso presente para Ele.
                                  " Dom Bosco"

 

"EDUCA-SE COM O CORAÇÃO - Sistema Preventivo de Dom Bosco

O meu sistema? Simplicíssimo: deixar aos jovens plena liberdade de fazer o que mais lhe agrada. O problema é descobrir neles germes de boa disposição e procurar desenvolvê-los.
" Dom Bosco"
 
 
 
 
O carisma Salesiano e as escolas cujo projeto educacional adotam o Sistema preventivo de Dom Bosco, estão presentes mesmo em países não católico, como regiões da Ásia e Oriente Médio.

                 Todas imagens e textos copiados da internet